Conheça Itanhaém

A 111 km de distância da Capital, na região metropolitana da Baixada Santista, encontra-se a estância de Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil. 

O nome Itanhaém vem da linguagem Tupi Guarani e significa “pedra que canta” ou “pedra que chora”.

Com uma área de 601,711 km² o município tem muito a oferecer para os milhares de turistas que passam por ali todo ano, com suas praias, atrativos ecológicos e muita história. O número de habitantes é estimado em 103.102, mas no final do ano e, em feriados, este número aumenta, chegando no total a uma população flutuante de 450 mil pessoas.

Segundo historiadores, o município teve início no dia 22 de abril de 1532, fundado por Martim Afonso de Souza, líder da expedição enviada pelos portugueses. O povoado começou a surgir estrategicamente no alto do Morro do Itaguaçu junto com a construção do Convento. Em abril de 1561 foi constituída a Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, em 1624 se tornou sede da Donatária de Martim Afonso. Já em 1906, tornou-se Município e mudou seu nome para Itanhaém

Como chegar

Para chegar até Itanhaém, saindo da Capital é preciso acessar a SP-160 (Rodovia dos Imigrantes) até a saída 57-A e  a SP-055 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega) até a saída km 323,5.

 

Praias

A tranquilidade das praias de Itanhaém conquista muitos turistas que procuram por destinos diferentes para aproveitar as altas temperaturas do verão paulista.

Itanhaém oferece 26 km de praias entre formações rochosas, ilhas e rios que cortam a cidade.

Turismo Histórico

Para os amantes de história, a cidade de Itanhaém é uma atração perfeita, é a segunda cidade mais antiga do Brasil, com sua fundação datada em 22 de Abril de 1532, 32 anos após o descobrimento do Brasil.

Os turistas possuem a oportunidade de reviver um pouco do passado da época do descobrimento ao passear por suas ruas e construções, que retratam de forma fiel toda a sua história.

Turismo Religioso

A Cidade conta com um turismo religioso que faz com que muitos fiéis venham conhecê-la. Alguns destes pontos turísticos são seculares e remontam ao período do Brasil colonial.

Padre José de Anchieta foi recentemente nomeado segundo padroeiro da Cidade, já que sua história foi toda desenvolvida aqui. Muitos monumentos e homenagens ao santo estão presentes por todo o Município